Amazon Brasil Doa 120 Mil Livros para Comunidades do Rio de Janeiro

Iniciativa Humanitária da Amazon Brasil

A Amazon Brasil recentemente lançou uma ação humanitária notável, o cerne dessa ação é a doação de 120 mil livros para comunidades do Rio de Janeiro, impactando positivamente as regiões onde a empresa opera.

Parceria Estratégica com a CUFA

Essa nobre ação é realizada em parceria com a Central Única das Favelas do Rio de Janeiro (CUFA), uma organização que desempenha um papel crucial em comunidades carentes no Rio de Janeiro. A primeira fase da distribuição dos livros ocorreu na sede da CUFA, sob o Viaduto Madureira.

O Impacto da Leitura na Qualidade de Vida

Essa iniciativa é embasada por dados concretos provenientes da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil,” conduzida pelo Instituto Pró-Livros. Segundo o Gazeta da Lapa Online, a pesquisa destaca como a leitura tem contribuído significativamente para o aumento da qualidade de vida, especialmente durante a pandemia da COVID-19, com 73% dos entrevistados afirmando ter aumentado seu hábito de leitura.

O Compromisso Duradouro da Amazon Brasil

Em resposta a esses dados, a Amazon Brasil assumiu o compromisso de promover o acesso à leitura como uma maneira poderosa de causar impacto a longo prazo nas regiões brasileiras onde opera. A líder de impacto social das operações da Amazon Brasil, Juliana Sá, ressaltou a relevância dessa iniciativa, afirmando que “acreditamos que essa é uma importante e poderosa ferramenta de inclusão e transformação social.”

Distribuição nas Comunidades

A distribuição dos 120 mil livros será realizada pela CUFA, que entregará os títulos a líderes de 100 favelas. Esses líderes, por sua vez, se encarregarão de disponibilizar os livros para crianças, jovens e adultos nas comunidades, estabelecendo bibliotecas comunitárias, associações de moradores e projetos sociais. Os livros doados abrangem uma variedade de gêneros, desde romances envolventes até literatura infantil.

Impacto nas Favelas

As favelas contempladas pela doação já estão cadastradas na base de dados da CUFA. Segundo Wellington Galdino, presidente da CUFA no Rio, o trabalho da organização visa à transformação social nas favelas, e a parceria com a Amazon é um importante passo para acelerar essa mudança no território em que atuam.

Estímulo aos Pequenos Negócios

Além da ação social de doação de livros, a Amazon Brasil também lançou a loja especial “Apoie Pequenos Negócios” em seu site. Essa iniciativa visa apoiar pequenos empreendedores locais, fornecendo uma plataforma online para promover seus produtos e serviços.